Business Intelligence, Data Analytics & Big Data

Nos últimos anos, com o advento da Cloud Computing, tornou-se viável o processamento de grandes quantidades de informações a um baixo custo. Um número crescente de fontes, novos formatos, volumes de dados que são cada vez mais diversificados representam o traço visível mais direto de mudança digital da sociedade. Uma prioridade indiscutível na agenda dos tomadores de decisão. Seguindo esta tendência e trabalhando com ferramentas que estão na vanguarda da tecnologia, a UNIDAX tem transformado novos conhecimentos em ações concretas, auxiliando empresas de toda a cadeia de valor em seus projetos. Somos especialistas na construção de soluções de Business Intelligence, Data Analytics e Big Data. Nossa experiência de consultoria neste tipo de solução considera diversos fatores e o momento de cada cliente para indicar as melhores tecnologias e abordagens, com objetivo de atendê-los priorizando custo-benefício.

Desenvolvemos projetos desde a definição da arquitetura e ferramentas, passando pela análise de indicadores, modelagem de dados, ETL, construção de dashboards/painéis, visões analíticas e relatórios.

 

 

É o processo de obtenção e importação de dados para uso imediato ou armazenamento em um banco de dados.

Os dados podem ser transmitidos em tempo real ou consumidos em lotes. Quando os dados são transmitidos em tempo real, cada item de dados é importado conforme é emitido pela origem. Quando os dados são processados em lotes, os itens de dados são importados em partes distintas em intervalos de tempo periódicos. Um processo de entrada de dados efetivo começa priorizando as fontes de dados, validando arquivos individuais e encaminhando itens de dados para o destino correto.

A preparação de dados é o processo de reunir, combinar, estruturar e organizar dados para que possam ser analisados como parte de aplicativos de visualização de dados, análise e machine learning.

Os componentes de preparação de dados incluem pré-processamento, criação de perfil, limpeza, validação e transformação; muitas vezes envolve também reunir dados de diferentes sistemas internos e fontes externas.

Transformação de dados é o processo de converter dados de um formato ou estrutura em outro formato ou estrutura. É um aspecto fundamental da maioria das tarefas de integração de dados e de gerenciamento de dados, como disputa de dados, data warehousing, integração de dados e integração de aplicativos.

A transformação de dados pode ser simples ou complexa com base nas alterações necessárias nos dados entre os dados de origem (iniciais) e os dados de destino (finais). A transformação de dados é normalmente realizada por meio de uma mistura de etapas manuais e automatizadas. Ferramentas e tecnologias usadas para transformação de dados podem variar amplamente com base no formato, estrutura, complexidade e volume dos dados sendo transformados.

A análise de dados é um processo de inspeção, limpeza, transformação e modelagem de dados com o objetivo de descobrir informações úteis, informar conclusões e apoiar a tomada de decisões. A análise de dados tem múltiplas facetas e abordagens, abrangendo diversas técnicas sob vários nomes, sendo usada em diferentes domínios de negócios, ciências e ciências sociais.

A análise refere-se a quebrar o todo em componentes separados para o exame individual. A análise de dados é um processo para obter dados brutos e convertê-los em informações úteis para a tomada de decisão pelos usuários. Os dados são coletados e analisados para responder perguntas, testar hipóteses ou refutar teorias.

É o processo de implementar no ambiente de produção do cliente, onde a troca de informações acontece entre múltiplas funções e entidades. Envolve a migração das estruturas do banco de dados e componentes, processo ETL, metadados de BI no sistema de produção. Interação entre várias equipes para realizar a implantação do sistema é vital, então as dependências são identificadas e um plano de comunicação definido é posto em prática.

Tome decisões com grande velocidade e precisão. Integre o BI ao software de gestão da sua empresa e colete, organize, analise, compartilhe e monitore as informações que determinam o crescimento da sua organização.

Obtenha a informação certa e entregue para a pessoa certa. Integre e descubra dados por conta própria. Crie e compartilhe relatórios interativos e monitore as métricas-chave.

Com o BI as empresas transformam seus dados em linguagens de fácil assimilação e associação, compartilhando-os entre os gestores e colaboradores, identificando os processos corretos, focando no objetivo da empresa e atendendo as necessidades dos clientes.

Principais benefícios:

  • Redução de Custos Operacionais

  • Agilidade e Apoio na Tomada de Decisão

  • Visualização das tendências

  • Minimiza erros e riscos

  • Auxilia no Planejamento de Gestão

Entre em contato